sigepe2.jpg

AR Integrada ao SIGEPE

Serviço de fornecimento de certificado digital de pessoa física A3 e NeoID para os servidores públicos federais que utilizam o sistema SIGEPE.

AR Integrada ao SIGEPE

O que é?

Serviço de fornecimento de certificado digital de pessoa física A3 e NeoID para os servidores públicos, com o uso da Autoridade de Registro - AR MPDG, vinculada ao Ministério da Economia, por meio de integração com o SIAPE/SIGEPE, no qual a solicitação é realizada pelo próprio servidor no sistema de gestão de pessoa SIAPE/SIGEPE. com a aprovação e emissão do pedido realizada pelo gestor com o perfil de "autorizador" por meio do Módulo Eletrônico de AR do SERPRO, que atende às normas e especificações da ICP-Brasil.

Procedimento de Adesão

Para isso é necessário encaminhar o ofício, ao Ministério da Economia solicitando sua adesão ao modelo de emissão de Certificação Digital vinculado a Solução de Recursos Humanos.

Disponibilização do Serviço

Os clientes que contratarem esse serviços, utilizarão a AR MPDG, vinculada ao Ministério da Economia para a emissão dos certificados.

Por regra geral os autorizadores padrões seguem a hierarquia funcional, caso o órgão opte por indicar autorizadores distintos de hierarquia, pode indicar os servidores com o perfil "autorizador" que aprovarão os pedidos de certificados encaminhados pelo Módulo Eletrônico de AR.

O serviço estará disponível para o cliente, somente após o credenciamento do órgão pelo Ministério da Economia.

Detalhando o processo temos:

  • Fluxo de Solicitação: a solicitação é feita por vontade e/ou conhecimento do Servidor Público e mediante requerimento contendo os dados biográficos do Servidor, estes dados serão oriundos do SIGEPE e serão encaminhados à Autoridade Certificadora por meio de integração webservice.

  • Fluxo de Aprovação: a aprovação é realizada pelo Autorizador designado pelo cliente, que acessará o Sistema da Autoridade de Registro, exclusivamente por meio de certificado digital A3, selecionará em lista de solicitações o servidor que deseja aprovar e para isso assinará digitalmente a autorização. Após essa autorização a Autoridade Certificadora envia para o email institucional do Servidor solicitante as orientações para baixar e instalar o certificado digital.

  • Fluxo de Instalação: a instalação será realizada pelo próprio servidor, que deverá seguir as orientações encaminhadas por email após aprovação da sua solicitação. Para a instalação o servidor deverá realizar o download do aplicativo do Serpro em sua máquina local.