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NOVA PLACA VEICULAR

SAIBA COMO SE TORNAR UM FABRICANTE OU ESTAMPADOR CREDENCIADO JUNTO AO DENATRAN

Aqui você encontra todas as informações sobre o processo de credenciamento, contratação e habilitação de fabricantes e estampadores previstas na Resolução CONTRAN 780/2019.

EMISSÃO DA PLACA VEICULAR

Para operar como um fabricante ou estampador, além do Credenciamento é necessária a Contratação do WS-Emplaca e a Habilitação do certificado da empresa para acesso ao serviço. O WS-Emplaca é o Web Service responsável pela integração do sistema do fabricante de placas veiculares ao Sistema Nacional de Emplacamento. Siga as etapas abaixo:

| CREDENCIAMENTO |

SOU ESTAMPADOR

| HABILITAÇÃO |

1. Contate o Detran da respectiva Unidade da Federação, confirmando o procedimento formal de solicitação de credenciamento sistêmico e se a documentação exigida no Anexo III da resolução CONTRAN é suficiente.


2.   Consulte o status da sua solicitação no sistema Credencia.


3. Quando a sua solicitação estiver autorizada pelo Detran de sua UF, prossiga com contratação. 

1.  Realize a contratação do WS-Emplaca (Web Service para integração do sistema do fabricante de placas ao Sistema Nacional de Emplacamento) utilizando o Certificado Digital da sua empresa.

2.  O preço do serviço é de R$ 4,10 para por estampagem confirmada*.

*Confirmação de Estampagem da Placa de Identificação Veicular, conforme   Portaria 215/2018 alterada pela  Portaria 2444/2020, ou seja, estampagem confirmada em blank.

Realize a habilitação do seu Certificado Digital no sistema Credencia para liberar o seu acesso ao WS-Emplaca.

| CREDENCIAMENTO |

SOU FABRICANTE

| HABILITAÇÃO |

Contate o Denatran e aguarde o e-mail de aprovação do Denatran.

O preço do serviço é de R$ 1,72 por serial disponibilizado.

Realize a habilitação do seu Certificado Digital no sistema Credencia para liberar o seu acesso ao WS-Emplaca.

Acesse Aqui a documentação do Sistema Nacional de Emplacamento para integração ao seu sistema de Fabricante.

PERGUNTAS FREQUENTES

Visão Geral

O que é o Emplaca?


O Emplaca, Sistema Nacional de Emplacamento, é um Web Service para integração entre o sistema do fabricante de placas de identificação veicular ao Sistema Nacional de Emplacamento.




Qual é o público-alvo do Emplaca?


Pessoas jurídicas, que atuam no segmento de fabricação e/ou estampagem de placas de identificação veicular.




O EMPLACA é um sistema?


Não! Trata-se de um serviço de software, e deve ser acessado a partir de um programa/software responsável pela chamadas a serem realizadas dos próprios sistemas dos fabricantes de placas de identificação veiculares. Geralmente equipes de Tecnologia da Informação ou prestadores de serviço de TI quem são os responsáveis por fazê-lo.





Segurança

Como é garantida a segurança no processo?


A segurança é garantida pela utilização de Certificado Digital A1 em todas as operações do Emplaca. Além de mecanismo complementar, através da conferência física dos documentos físicos protocolados no DENATRAN, no caso de fabricantes, e no DETRAN, para estampadores.




Por que preciso de um certificado digital ao me cadastrar no EMPLACA?


É a partir do certificado digital, emitido em Nome/CNPJ da empresa, que o EMPLACA valida se o fabricante ou estampador foi previamente credenciado ao DENATRAN ou Detran, respectivamente, e permite a contratação e acesso ao serviço. Além de ser requisito importante para garantir a autenticidade nas operações necessárias para completar o ciclo de emissão e estampagem de placas de identificação veicular.





Contratação

Quais são os pré-requisitos para contratação?


A pessoa jurídica interessada na contratação do EMPLACA deve: 1 - estar credenciado junto ao Denatran como fabricante ou credenciado junto ao Detran de sua jurisdição como estampador. 2-estar cadastrado e autorizado pelo órgão competente (Denatran/Detran) na plataforma de credenciamento do DENATRAN.




Quais são os meios disponíveis para contratação?


O EMPLACA pode ser contratado via e-commerce, conforme indicado nas seções "SOU ESTAMPADOR" ou "SOU FABRICANTE" mencionadas acima, a depender da natureza do serviço desejado.




É possível alterar a minuta do contrato?


O contrato é de adesão (idêntico para todos os clientes do serviço). Portanto, não é possível alterar o mesmo.





Cobrança e Faturamento

Como será a cobrança e o faturamento dos meus acessos?


Você pagará somente por aquilo que usar. Não há franquia/taxa mínima para este serviço! O fabricante será tarifado por operação de disponibilização de serial, enquanto o estampador, por confirmação de estampagem da placa de identificação veicular (blank).




Qual o preço do serviço?


O valor da transação depende da natureza do serviço, conforme indicado nas seções acima "Sou Fabricante" e Sou "estampador". O preço é definido em normativo específico do DENATRAN e está sujeito a alterações, definidas e publicadas em Diário Oficial da União, sem prévio aviso.




Quando começa e termina o faturamento dos meus acessos?


O período de apuração e faturamento dos serviços prestados será compreendido entre o dia 21 (vinte e um) do mês anterior e o dia 20 (vinte) do mês atual, ou mês de referência. A partir do dia 21 do mês atual, estarão disponíveis os relatórios de prestação de contas e o documento de cobrança (boleto).




O que define o uso faturável dos meus acessos?


Cada operação de disponibilização de serial de placas para fabricantes e cada operação de confirmação de estampagem de placas para estampador.




Qual o prazo para pagamento da fatura pelos meus acessos?


O prazo para pagamento das faturas é de 20 (vinte) dias corridos contados a partir da data de emissão das notas fiscais. Onde encontro minha 2ª via da nota fiscal eletrônica Acesse a Área do Cliente para obter 2ª via de todas as notas fiscais de prestação do serviço.





Suporte

Em quais horários o suporte está disponível para me atender?


O Suporte é prestado remotamente, através da Central de Serviços SERPRO, durante todo o período de vigência do contrato, 24 horas por dia, sete dias por semana para acionamentos de Alta severidade. Para as categorias de Média e Baixa severidade, o suporte somente está disponível durante o horário comercial (8h às 18h de segunda a sexta).




Que tipo de suporte está disponível caso eu contrate o serviço?


É oferecido suporte para tratar de seguintes questões: Vendas, Contrato, Faturamento, Suporte Técnico, Informações, Dúvidas e Sugestões.