

Plataforma
WhatsApp Business
Comunicação em escala com clientes para empresas de médio e grande porte

O que é o serviço
A Plataforma WhatsApp Business permite que médias e grandes empresas se comuniquem com os seus clientes em escala. No contexto de governo, ela permite que as empresas e órgãos públicos ofereçam os seus serviços aos cidadãos através de um dos aplicativos de mensagem mais acessados do Brasil, o WhatsApp.
A API da Plataforma WhatsApp Business possibilita a integração com chatbots treinados para dúvidas mais frequentes e com sistemas corporativos para gerar solicitações, enviar documentos e notificar usuários sobre atualizações de status.
WhatsApp Messenger
É um aplicativo gratuito para smartphone
Para uso pessoal de pessoas físicas
Mensagens gratuitas para pessoas ao redor do mundo
Não permite automações (chatbots ou notificações)
Não é escalável
WhatsApp Business
É um aplicativo gratuito para smartphone
Ideal para uso profissional ou microempresas
Permite conversas individuais a partir de um único dispositivo
Não permite automações (chatbots ou notificações)
Não é escalável
WhatsApp Business API

É um serviço pago executado em um servidor
Para empresas preocupadas com o crescimento em escala e experiência do usuário
Receba e envie mensagens ilimitadas aos usuários
Permite automações
(chatbots ou notificações)
Escalável, inclusive integra-se a soluções corporativas (CRM, ERP, sistema de tíquetes, etc)
Notificações têm volume e templates pré-definidos
Benefícios

Aplicativo mais popular do Brasil
O WhatsApp está presente em 99% dos smartphones* do país sendo que 85% dos usuários utilizam o aplicativo pelo menos 1 vez por dia.
*Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box (Fevereiro/2020)
Aderente à LGPD
Serviço nasce aderente à LGPD, pois apenas trafega mensagens criptografadas, não as armazena.
Atendimento nacional especializado em governo
O cliente terá o atendimento especializado do Serpro, por meio de canais de comunicação disponíveis para os serviços. Não é preciso lidar com canais de suporte da Meta.
Facilidade de Gestão
Assessoria e gestão completa do processo de aprovação da sua conta e dos seus números na Plataforma WhatsApp Business.
Entregue o serviço público onde o cidadão está
Usuários preferem conectar-se às empresas e órgãos públicos da mesma maneira que conversam com seus amigos e familiares - através de mensagens simples, rápidas e convenientes.

Selo de Verificação Oficial do WhatsApp
Aprovação do selo de conta oficial do WhatsApp para órgãos públicos
Quer experimentar?
Adicione o número +55 81 89625632 à sua lista de contatos e envie uma mensagem dizendo 'oi' via Whatsapp ou escaneie o código QR. O restante é fácil!

FAQ
O que é a Plataforma WhatsApp Business?
Para conectar empresas ou órgãos públicos aos cidadãos pelo WhatsApp, você precisa de uma interface que mediará sua solução (sistema corporativo, chatbot, ou outro) e os usuários do WhatsApp. Esta interface é a solução Plataforma WhatsApp Business.
O Serpro é oficialmente autorizado pelo WhatsApp e Meta?
Sim, somos um BSP, provedor soluções de negócios do WhatsApp licenciado para comercializar a plataforma WhatsApp Business para empresas e órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal.
Aplicativo WhatsApp Business x Plataforma WhatsApp Business
Estes conceitos são frequentemente mal-entendidos:
O app WhatsApp Business é um aplicativo gratuito de uso comercial que possui funcionalidades avançadas para uso profissional ou de microempresas.
A Plataforma WhatsApp Business é uma interface API que lhe permite automatizar o atendimento a usuários usando chatbots e integrar sistemas corporativos para gerar notificações.
Quais números são adequados para a plataforma WhatsApp Business?
Todos os números fixos e de celular são adequados para trabalhar com Plataforma WhatsApp Business, desde que não estejam sendo utilizados pelas soluções WhatsApp.
Se o número já estiver conectado à plataforma WhatsApp Business por meio de outro provedor de soluções de negócios (BSP), poderá ser transferido para o Serpro através de um processo de portabilidade.
Números 0800 podem ser utilizados desde que estejam aptos a receber ligações por atendentes humanos durante o processo de validação. Leia mais.
Que política se aplica a empresas ou órgãos públicos na Plataforma WhatsApp Business?
A Política do WhatsApp Business enfatiza a proteção e a privacidade dos usuários, e deve ser seguida com rigor na elaboração de soluções para a Plataforma WhatsApp Business, a saber:
-
Necessidade de adesão prévia (“Opt-in”) do usuário para receber mensagens específicas;
-
Mensagens iniciadas pela empresa ou órgão devem seguir um modelo pré-aprovado pelo WhatsApp;
-
Controle de qualidade do número é feito através do feedback do usuário alcançado pelo serviço;
-
Proteção de dados e cumprimento das leis.
A Política Comercial rege o uso aceitável dos produtos do WhatsApp Business e define as expectativas para garantir uma experiência de qualidade ao usuário. Isso ajuda a determinar quais modelos de negócios são permitidos na plataforma.
É possível enviar mensagens de notificação em massa?
Sim. Embora seja importante lembrar que mensagens em massa não podem ser caracterizadas como SPAM. É necessário ter a adesão prévia do usuário (“Opt-in”) e é vedado o envio de mensagens indesejadas ou indevidas a esses usuários.
CONTATO
Quer saber informações sobre a Plataforma WhatsApp Business ?
Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato
Serviço disponível para o Setor Público