Vistoria de carro
Carros no estacionamento

Transfira a propriedade do veículo digitalmente de forma segura e garanta sua tranquilidade!

Já é credenciado?

Não é credenciado? 

          O que é?

O Serviço RENAVE DENATRAN, Registro Nacional de Veículos em Estoque, consiste em um conjunto de informações e operações eletrônicas oficiais de Governo, que habilita o operador da plataforma RENAVE a controlar a entrada e saída de veículos dos estabelecimentos, através do registro em livro eletrônico, atendendo aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Esta inovação traz como diferencial,  a digitalização do processo, de forma que a transferência da propriedade do veiculo seja efetuada de maneira rápida e com custo reduzido.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Segurança

Segurança e confiabilidade para o estabelecimento e consumidor final

Integração

Integração automática com a Receita Federal e DETRAN

Agilidade

Agilidade e simplicidade na transferência de propriedade, sem burocracia

Formalização

Formalização do mercado de compra e venda de veículos

Economia

Redução de taxas na transferência de propriedade

Simplificação

Torna desnecessário procurações e reconhecimento de firmas

Detrans que estão operando no RENAVE

PERGUNTAS  FREQUENTES

Visão Geral

O que é o RENAVE?


O RENAVE, Registro Nacional de Veículos em Estoque, consiste em um conjunto de informações e operações eletrônicas oficiais de Governo, que habilita o estabelecimento a controlar a entrada e saída de veículos dos estabelecimentos, através do registro em livro eletrônico, atendendo aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).




Qual é o público-alvo do RENAVE?


Pessoas jurídicas, que atuam no segmento de comercialização de veículo, novos ou usados.




Quais os benefícios e o que posso fazer com o RENAVE?


Com o RENAVE você se beneficia da segurança e sincronia com as informações de Governo, redução da burocracia e tempo total para transferência de propriedade do veículo, validação automática de notas fiscais do processo de compra e venda, emissão das modernas versões digitais dos documentos CRV e CRLV, sem a necessidade de reconhecimento de firma!




O RENAVE é um sistema?


Não! Trata-se de um serviço de software, e deve ser acessado a partir de um programa/software responsável pela chamadas a serem realizadas dos próprios sistemas dos estabelecimentos lojistas. Geralmente equipes de Tecnologia da Informação ou prestadores de serviço de TI quem são os responsáveis por fazê-lo.




Preciso realizar algum procedimento técnico para usufruir do serviço?


A construção do chamado front-end ou sistema de integração ao RENAVE é de responsabilidade do estabelecimento. Pode ser feita por equipe de tecnologia própria ou por empresa de TI contratada. Vale frisar que os acessos devem sempre ser feitos com certificado digital emitido em Nome/CNPJ do estabelecimento.




O que preciso fazer para começar a usar o RENAVE?


O primeiro passo é manifestar a intenção e efetivar a contratação através da plataforma de Credenciamento do DENATRAN. A contratação também exigirá uso do seu certificado digital CNPJ. Superada esta etapa, sua equipe própria de TI, ou seu prestador de serviço de TI, deve implementar a integração às operações do RENAVE e já estará apto a usufruir do serviço!




Tenho empresa de comercialização de veículos. Sou obrigado(a) a utilizar o RENAVE?


Não! O RENAVE vem para facilitar a vida daquelas empresas que despendem tempo e recursos valiosos, em atividades vistas como burocráticas. Além de proporcionar taxas reduzidas, de transferência de propriedade, em muitos Estados.




O RENAVE já está implantado em todo Brasil?


Ainda não. Já está implantado nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo. Em fase avançada de implantação estão São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e serão os próximos estados operando junto ao RENAVE. E, muito em breve, os demais estados também farão parte.




Sendo empresa de compra e venda de veículos, precisarei ir ao DETRAN protocolar algum documento?


Sim! A solicitação de entrada de um veículo em estoque é realizada pela chamada do serviço RENAVE que é concluída quando protocolado no DETRAN os documentos físicos comprobatórios da transação (Nota Fiscal de Entrada e ATPV assinados). Este é um passo importante do processo e, infelizmente, ainda não pode ser realizado automaticamente.





Segurança

Como é garantida a segurança no processo?


A segurança é garantida pela utilização de Certificado Digital A1 em todas as operações do RENAVE. Além de mecanismo complementar, através da conferência física dos documentos físicos protocolados no DETRAN.




Por que preciso de um certificado digital ao me cadastrar no RENAVE?


É a partir do certificado digital, emitido em Nome/CNPJ do estabelecimento, que o RENAVE valida a atividade finalística de compra e venda de veículos, e permite a contratação e acesso ao serviço. Além de ser requisito importante para garantir a gestão do estoque somente de veículos de propriedade do estabelecimento.




Preciso de um certificado digital para cada loja/ filial?


No momento sim. Mas estamos comprometidos para retirar esta limitação e permitir a gestão dentro do modelo Matriz-Filial.




O que é um certificado A1?


O certificado A1 é a sua chave de identificação em formato de arquivo, salvo e armazenado no seu computador ou no servidor de aplicação responsável pela comunicação com o RENAVE.





Contratação

Quais são os pré-requisitos para contratação?


O estabelecimento interessado na contratação do RENAVE deve: 1-estar cadastrado junto à Receita Federal, desempenhando a atividade econômica relacionada a comercialização de veículos automotores e 2-estar cadastrado na plataforma de credenciamento do DENATRAN.




Quais são os meios disponíveis para contratação?


O RENAVE pode ser contratado via e-commerce, através do botão "Quero Contratar" abaixo. Neste mesmo local é possível realizar a contratação por meios tradicionais, com troca de contratos via Correios, e portanto mais demorado.




É possível alterar a minuta do contrato?


O contrato é de adesão (idêntico para todos os clientes do serviço). Portanto, não é possível alterar o mesmo.




Posso cancelar a contratação a qualquer momento?


Sim. A contratação do serviço pode ser cancelada a qualquer momento e deve ser realizada através da Área do Cliente SERPRO. O acesso às operações do RENAVE será interrompido automaticamente assim que solicitado o cancelamento do contrato.




O que acontece se eu cancelar o contrato tendo veículos em estoque no RENAVE?


Os veículos, que entraram no estoque através do RENAVE, continuarão com uma restrição para circulação em vias públicas. Antes que seja feito o cancelamento do contrato, sugerimos que esses veículos sejam retirados do estoque e feita transferência para retornarem à condição de frota circulante.




Quanto tempo após a contratação posso começar a operar o RENAVE?


O serviço pode demorar até 1h após o acolhimento do Certificado Digital para ficar disponível.





Cobrança e Faturamento

Como será a cobrança e o faturamento dos meus acessos?


Você pagará somente por aquilo que usar. Não há franquia/taxa mínima para este serviço! Você será tarifado por operação de Entrada ou Saída de veículo no estoque do estabelecimento.




Qual o preço do serviço?


O valor da transação de entrada ou saída de veículo em estoque é de R$4,00. O preço é definido em normativo específico do DENATRAN e está sujeito a alterações, definidas e publicadas em Diário Oficial da União, sem prévio aviso.




Quando começa e termina o faturamento dos meus acessos?


O período de apuração e faturamento dos serviços prestados será compreendido entre o dia 21 (vinte e um) do mês anterior e o dia 20 (vinte) do mês atual, ou mês de referência. A partir do dia 21 do mês atual, estarão disponíveis os relatórios de prestação de contas e o documento de cobrança (boleto).




Qual o prazo para pagamento da fatura pelos meus acessos?


O prazo para pagamento das faturas é de 20 (vinte) dias corridos contados a partir da data de emissão das notas fiscais.




O preço do RENAVE já inclui impostos?


Sim! O preço final já inclui todos os impostos necessários na prestação do serviço.




Onde encontro minha 2ª via da nota fiscal eletrônica


Acesse a Área do Cliente para obter 2ª via de todas as notas fiscais de prestação do serviço.




O que define o uso faturável dos meus acessos?


É faturado cada registro que realize entrada ou saída de veículo do estoque, seja envolvendo cidadão; estabelecimento; veículo de cliente ou próprio do estabelecimento e transferência entre filiais ou entre estabelecimentos. Por exemplo, mas não limitados a estes, são cobrados registros de entrada de veículo em estoque, registro de saída de veículo de estoque, registro de cancelamento de entrada (ou saída), de transferência de uma filial para outra e assim por diante.





Suporte

Em quais horários o suporte está disponível para me atender?


O Suporte é prestado remotamente, através da Central de Serviços SERPRO, durante todo o período de vigência do contrato, 24 horas por dia, sete dias por semana para acionamentos de Alta severidade. Para as categorias de Média e Baixa severidade, o suporte somente está disponível durante o horário comercial (8h às 18h de segunda a sexta).




Que tipo de suporte está disponível caso eu contrate o serviço?


É oferecido suporte para tratar de seguintes questões: Vendas, Contrato, Faturamento, Suporte Técnico, Informações, Dúvidas e Sugestões.




Tenho dúvidas de como operar a minha solução de software com o RENAVE, com quem devo entrar em contato?


Leia atentamente o Manual de instruções disponível e se as dúvidas persistirem, entre em contato com o nosso suporte técnico https://atendimento.serpro.gov.br/renave para receber as devidas orientações.




Em que regiões o suporte do Serpro está disponível?


O suporte do Serpro ao RENAVE está disponível em todo território nacional.




Em quais idiomas o suporte é oferecido?


No momento, o SERPRO oferece suporte ao RENAVE apenas no idioma Português.




Como registrar dúvidas e pedidos na Central de Serviços?


Para um atendimento mais rápido, registre sua dúvida ou pedido no formulário https://atendimento.serpro.gov.br/renave. Caso por algum motivo não possa preencher o formulário acima, utilize como alternativa a ligação gratuita: 08007282324 ou o e-mail css.serpro@serpro.gov.br. Lembre-se de indicar o serviço (RENAVE), seus dados (CNPJ, CPF, e-mail e telefone), o detalhamento do assunto e adicione anexos, quando aplicável.





Dúvidas do Cidadão

Estou vendendo um veículo a um estabelecimento de compra e venda de veículos, quando estarei isento da responsabilidade sobre este veículo?


O cidadão vendedor do veículo, deve entregar ao estabelecimento o ATPV assinado, e o estabelecimento, por sua vez, deve entregar um documento chamado “Termo RENAVE de Entrada em Estoque”. Esse termo é a comprovação do cidadão de que ele não é mais o possuidor do veículo.




Sou um cidadão vendedor de veículo à uma Loja, precisarei ir ao DETRAN protocolar algum documento?


Não. Basta entregar o ATPV físico assinado ao estabelecimento lojista. Está dispensado o reconhecimento de firma nos casos em que, além do ATPV físico assinado, o cidadão vendedor optar por entregar um arquivo digital contendo o ATPV assinado digitalmente. Importante! O estabelecimento deve fornecer o “Termo RENAVE de Entrada em Estoque”.





FICOU INTERESSADO?

Acesse a plataforma Credencia do DENATRAN para contratação do serviço por meio eletrônico. É muito simples, o acesso se dá através do uso de certificado digital

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